terça-feira, 5 de abril de 2011

Troposfera: sem ela a climatologia não existiria!


A troposfera é a camada fundamental da climatologia e compreende a atmosfera. Segundo J.O. Ayoade no livro “Introdução à Climatologia para os trópicosA atmosfera pode ser descrita como uma camada fina de gases, sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A camada mais baixa da atmosfera é denominada Troposfera, localiza-se à baixo de 20 km de altitude, e é nessa camada que se encontra 75% da massa gasosa e, pressupõe que a totalidade do vapor d’agua e de aerossóis. Observer a fig 1.1.
                                              
                                             Fig 1.1 Composição da atmosfera
                                            
Fonte: www.google.com.br/imagem da atmosfera
 A Troposfera é fundamental para a climatologia porque são mais marcantes os fenômenos atmosféricos e a turbulência e, é descrita como a camada que estabelece as condições do tempo.  A troposfera é dividida em três partes: camada laminar (compreende Solo e Atmosfera), camada Friccional ( camada de atrito, 1000m de espessura) e camada livre( está isenta do efeito do atrito criado pelas irregularidades da superfície terrestre – ventos fortes).

sábado, 2 de abril de 2011

ILHA DE CALOR


 A Ilha de calor caracteriza-se a uma área na qual a temperatura da superfície é mais elevada que as áreas circunvizinhas. A formação nas cidades ocorre devido à concentração de calor, redução da evaporação, ao aumento da rugosidade, à redução do fluxo de calor latente, ao aumento de calor sensível e às propriedades térmicas dos edifícios e dos materiais pavimentados.


 A Ilha de calor pode proporcionar um clima de deserto artificial, em dias extremamente quentes e secos, causando grande desconforto térmico. No verão, em áreas próximas a corpos d’agua, com altos valores de pressão, a sensação de um ar aquecido e úmido é desconfortável.

 
 Esse fenômeno acentua-se devido às indústrias, habitação e trânsito. O calor emitido pela ação humana nas grandes cidades ultrapassa o balanço médio de radiação. Umas das formas de atenuar  a ilha de calor é aumentando as ÁREAS VERDES.